Midiateca em Campo

Como uma capacitação em UX design ajudou na preservação histórica do futebol capixaba

Como uma capacitação em UX design ajudou na preservação histórica do futebol capixaba

Papel

Facilitadora de UX

Product Designer

Cliente

Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo

Ano

2023

Time

2 UX designers voluntários

3 Servidores Públicos

Duração

12 semanas

Ferramentas

Mural

Figma

Contexto

A Midiateca Capixaba é uma plataforma de preservação história da Secretaria de Cultura do Governo do Espírito Santo. Nesse projeto, facilitei uma capacitação em UX Design para servidores públicos, desenhando a campanha Midiateca em Campo para arrecadar materiais históricos sobre o futebol local.

Problema

As pessoas não têm compartilhado materiais com a Midiateca Capixaba através das Campanhas Colaborativas, uma iniciativa de arrecadação popular de materiais históricos.

Objetivo

Ampliar a arrecadação de materiais nas campanhas colaborativas da Midiateca Capixaba, elaborando estratégias de melhoria da comunicação e usabilidade da plataforma.

Responsabilidades

Liderar processo de design

Alinhar escopo e entregas com stakeholders

Orientar pesquisa com usuários

Mapear sistema de produto existente e futuro

Construir interface da campanha

Orientar testes de usabilidade com usuários

Iterar interface a partir de feedbacks recebidos

Dificuldades & limitações

Tempo curto para entrega da solução

Muitas iniciativas simultâneas competindo por prioridade na plataforma

Mudanças de prioridade e atrasos no cronograma de lançamentos estaduais

Tempo de dedicação dos servidores limitado em 4 horas semanais

156

Materiais arrecadados

11

Municípios participantes

11

Categorias museológicas

Processo de design

Segui a metodologia da agência Sempre Design, na qual atuava como colaboradora freelance.

Resultados & Impactos

Mudanças na prioridade de projetos da Secretaria de Cultura resultaram no adiamento da campanha Midiateca em Campo para o segundo semestre de 2024. Isso coincidiu com mudanças no quadro de funcionários envolvidos no projeto, o que implicou diferenças significativas entre protótipo navegável e o desenvolvimento final. Desconheço os impactos desse novo layout na arrecadação de materiais dessa campanha. Entretanto, ao visitar sua galeria, constatei que a maioria dos materiais apresentados foram arrecadados com torcedores e jornalistas entrevistados por nossa equipe, o que totaliza 156 materiais coletados em 11 municípios, divididos em 11 categorias museológicas. Ou seja, o próprio processo de UX que realizamos trouxe resultados na arrecadação de materiais desejada independente do lançamento do projeto na plataforma.

PORTFOLIO

VEJA OUTROS PROJETOS

VEJA OUTROS PROJETOS

VEJA OUTROS PROJETOS

Service Design

Web design

App Design

Service Design

Web design

App Design

Product Design

Web Design

Product Design

Web Design

Product Design

Web Design

Service Design

Web design

App Design